Dubdem Difusora Cultural

 

Do latim tardio difusor, -ōris.

Que espalha, que se difunde 
ou se expande; que propaga; 
aparelho próprio para difundir ondas 
sonoras, luminosas, eletromagnéticas.

 

 

 

Conexões, comunicações e interações da rede.

 

Dubdem Rede

 

 

A Dubdem Difusora espalha as ideias, criações, projetos e eventos do núcleo e da rede. É o canal que conecta o interno com o externo, ou seja, o núcleo Dubdem com todos os seus intérpretes, fazendo fluir as conexões da rede de dentro para fora, fora para dentro e vice-versa, em um movimento e fluxo contínuos.

 

O que é desenvolvido pelos subnúcleos Música e Editora é comunicado pela Difusora, que também desenvolve seus próprios projetos: eventos, canais de mídia e demais conexões externas possíveis.

 

A Difusora tem também estrutura própria de comunicação, mídias e produção de eventos, com suporte de criação, planejamento, comunicação, promoção, organização e implementação, seja de uma nova música, livro ou evento. 

 

Assim, a Dubdem Difusora se dedica à:

 

• Difusão da música reggae, suas vertentes e conexões.

• Difusão de pesquisas culturais dos temas do núcleo.

• Difusão de projetos e artistas do núcleo e da rede.

• Produção, gestão e operação de eventos multiformato.
• Mídias e canais próprios de conexão com redes de intérpretes.

 

Um de nossos canais ativos é a Reggae Difusora: Rádio Viva, a equipe itinerante de sistema de som. Conheça abaixo um pouco mais sobre esta iniciativa.

 

 

 

Dubdem Reggae Difusora: Rádio Viva

 

 

Um sound system que é uma rádio viva. Uma rádio viva que é sound system.

 

Dubdem Reggae Difusora é uma mistura de sound system com uma rádio que acontece ao vivo. É como uma rádio orgânica, próxima, real e interativa.  

 

DubdemLab

 Acervo do DubdemLab, centro de pesquisas e projetos. 

 

 

 

Sound system sugere aparelhagem sonora, caseira ou pesada. Mas na Jamaica tem significados que vão muito além do equipamento. Nosso conceito é proporcionar esta experiência de sentidos que aprendemos na ilha, mas com nosso jeito de pensar, fazer e ser. A Reggae Difusora/Rádio Viva é resultado dessa mistura, o jeito Dubdem de fazer sound system.

 

Sound system e resistência. 

Na Jamaica, sound system é um evento cultural de rua, clubes, praias ou qualquer lugar que tenha como ligar as caixas e tocar o reggae. Não o reggae com banda, mas uma discotecagem que é conduzida pelas equipes de som, com os selectors (seletores das músicas); DJs e MCs, que animam a festa e improvisam cantos quando entra um dub (versão instrumental); além da colaboração de toda equipe de técnicos e holdings.

 

É uma festa que nasceu nos guetos de Kingston nos anos 50. Se o povo pobre e marginalizado não tinha acesso à cultura, então agora eles teriam seu próprio meio de interação e experiência estética musical. O ritmo, a partir dos anos 70 é o reggae e derivados, envolvente, que tem também a essência da resistência, a lembrança da raiz africana e a orientação ao pensamento crítico sobre a realidade. Sound system então é muito mais que o aparelho sonoro e a própria música. É essa magnitude que se expande a partir do reggae, revelando a essência de ser de um povo com passado de luta contra o sistema opressor, assim como no Brasil. A potência da criação popular como resistência.


Aprendemos na Jamaica, que sound system é um momento para uma experiência sociocultural genuína. Momento de compartilhar energias positivas, conhecer músicas, ouvir mensagens, trocar ideias, dançar e ainda ter disponíveis  barracas de artesanato, gastronomia e outras atrações.

 

Mais que um sound system, Dubdem é uma difusora cultural, uma rádio viva. O que vimos na Jamaica foi a inspiração para difundir aqui no Brasil esse conceito, mas do nosso jeito. Nossa festa não é só música, mas tem também informação, história e outras particularidades. 

 

Assim como todos os outros projetos do núcleo, Dubdem Reggae Difusora: Rádio Viva é uma experimentação, uma ideia de fazer algo de maneira diferente, combinando influências culturais tradicionais do reggae, nossos conceitos e as inúmeras possibilidades de expansão de seu significado. 

 

Nossa ideia é que o sistema de som é o meio para difundir músicas e também mensagens e que, tudo isso combinado com a vibe da festa, formam uma combinação muito potente. Música boa, envolvente, dançante, informação, cultura, resistência, tudo junto. Então não é bem uma sound system, porque parece uma rádio, ao vivo. Só que também não é extamente uma rádio, é uma festa. Para descomplicar a história, antes de qualquer coisa, somos uma Reggae Difusora, que é uma sound system que é uma rádio viva. Ou uma rádio viva que um sound system?

 

 

 

 

 Deloris Anglin. "First Action of Splashdown at Cornwall Beach", 1991

 Reprodução de quadro da artista jamaicana rastafari Deloris Anglin. Título: "First Action of Splashdown at Cornwall Beach', 1991. Extraído de "Rastafarian Art", de Wolfgang Bender, Ian Randle Publishers, 2005. pag. 92. 

Raetown sound system

 Raetown, Downtown, Kingston, Jamaica. Na seleção, reggae e soul anos 70 e 80, Horace Andy, Delroy Wilson, James Brown, Curtis Mayfield etc.  Foto: FabDub.

African Vibez sound system

 African Vibez, Negril, Jamaica. Na seleção, reggae e dancehall 80, 90 e atual (Half Pint, Pinchers, Richie Spice, Buju, Sizzla, etc).  Foto: FabDub.

Marcus Garvey, revolucionário

 

 

A Reggae Difusora faz uma expedição pelas vertentes e hibridismos culturais, sendo o reggae o condutor destas conexões. Dubdem é diferente, não tem um estilo muito bem definido. Faz uma incursão pelo universo do reggae e as suas diversas nuances, do passado ao contemporâneo, da Jamaica e do mundo, com a seleção da crew Dubdem.

 

Uma viagem pela história do reggae, dos anos 70 ao contemporâneo, explorando toda sua esfera de variações e estilos, do Nyahbinghi e cânticos Rastafari ao dub contemporâneo e o crossover reggae. Saímos por aí para experimentar conexões com a música indígena, africana, hip hop, soul, tradicionais e modernas. 

 

Durante a viagem musical, enquanto todos estão envolvidos pelas linhas de baixo e bateria característico do estilo musical da ilha caribenha, fluindo riddims do roots rockers ao lovers style; os MC´s transmitem informações e conhecimentos. Apresentam o nome da música e do artista, contam as histórias e pesquisas do núcleo, difundem informações, mensagens e conceitos. Então, em algum momento deste programa de rádio ao vivo acontece a sessão raízes, com músicas tradicionais Nyahbinghi, africana e indígenas. E não podemos esquecer da sessão de lentas, para dançar "agarradinho".

 

É a união de curtição, alto astral, conhecimento e música para dançar, envolver, pensar. Uma mistura interessante, que faz de uma festa um momento muito especial, que mexe com o corpo, mente e alma. 

 

 

 

 

Balada Dubdem pegando fogo. BOMBASTIC!
Dubdem Sistema de Som
Dubdem Sistema de Som, crew

 

 

Contato para eventos Dubdem Reggae Difusora:

dubdem@dubdem.com.br ou em nossas redes sociais.