Cerimônia da tribo Mursi, Etiópia, África. Foto: Dietmar Temps/Shutterstock.

 Cerimônia da tribo Mursi, Etiópia, África.  Foto: Dietmar Temps/Shutterstock.

O que é Dubdem?

 

Dubdem é um núcleo de

desenvolvimento de projetos e produtos culturais.

 

Um núcleo de criação e produção, buscando expansão contínua do conhecimento sobre os temas de pesquisa, as essências conceituais Dubdem, combinadas com leituras críticas da realidade do mundo. 


Fluindo ideias entre música e outras linguagens, entre o reggae e as culturas afro-indígenas da Jamaica, Brasil e mundo, viajamos por este universo em um nível ontológico, cruzando limites, descobrindo suas conexões, vertentes e expressões. Uma experiência de descobertas em um universo de possibilidades.

 

 

Big Youth

 

 

 

 

Pensar e fazer as coisas
de um jeito diferente, mixando 
trabalho com responsabilidade 
social, realização coletiva e pessoal.

 

Núcleo Dubdem

 

Dubdem, uma marca diferente.

 

Um núcleo independente de interações, criações, realizações de potências coletivas e individuais. Essa reunião de ideias se convertem em projetos, produtos, músicas, design, arte, festas e diversas outras expressões culturais. 

 

Um jeito novo de pensar e realizar, orientado pelo pensamento crítico, ética e consciência sobre as ideias, seus efeitos socioambientais e culturais. Acreditamos que uma marca tem um princípio ético que guia o compromisso do coletivo para a realização de atitudes positivas para a sociedade.


O trabalho, ou potência transformadora, seja ela qual for, pode ser um meio de ação política e evolução coletiva. Não a política partidária ou institucional. Mas a política real, da vivência cotidiana na interação social. Não só a evolução individual, mas principalmente a evolução da coletiva.

 

Estamos apenas começando esta nova fase e ainda há muito o que aprender, trabalho para fazer, experiência para viver. Para nós, marca é assim, como um ser, multi, interativo, orgânico e evolutivo. 

 

 

 

 

Núcleo Dubdem: Princípios

 

 

NÚCLEO

Núcleo Dubdem

 

1. PESQUISAS, IDEIAS, CONCEITOS

2. PROJETOS MULTILINGUAGEM

3. PRODUTOS CULTURAIS, PRODUÇÃO DE EVENTOS

 

 

 

 

Subnúcleos Dubdem 

 

 > MÚSICA <      > EDITORA <      > DIFUSORA < 

 

Núcleo Dubdem

 

Nossa história.

 

 

Dubdem: 22 anos.
Primeiros símbolos Dubdem.

 Primeiros símbolos Dubdem, 1996 - 2006. 

Dubzaine: Manifesto Ore Anama
Free Mumia Abul Jamal
Urban Chaos

 Cartazes experimentais, 1996 - 2009. 

 

1996

Criação do projeto Dubdem, dedicado ao design gráfico experimental com a proposta de mixar música e design/arte-visual digital. Os trabalhos desta época tinham influências da cultura musical de resistência do reggae, conceitos de arte e design das vanguardas européias do início do século XX, como o Futurismo, Dadaismo e especialmente a Bauhaus. Os designs expressavam formas geométricas, tipográficas e imagens em uma mistura inusitada e interessante de temas.

 

Dubdem inicia as aventuras nas pistas de dança, como DJ residente da lendária casa paulistana AfroBrasil.

 

Também em 96 começa o engajamento no coletivo mundial Indigenous Resistance.

 

Lançamento do livro "IR9: Indigenous And Black Wisdubs", de Atua Dub, do coletivo I.R. e selo TFTT/IR, com design de Dubdem. O núcleo também se engajou no movimento I.R: "Galdino Jesus dos Santos: Pataxó Warrior". 

 

 

2006

Surge o Dubdem Sound System. Depois de uma viagem de pesquisa para a Jamaica, surge a iniciativa de montar um sound system, equipe de som itinerante que possui o próprio equipamemto de som para promover festas reggae de rua. Incorporando o espírito jamaicano, aprendemos que sound system, mais que uma amostra de músicas raras ou aparato técnico de som, é um momento de confraternização social, democrática, livre, em que música, entretenimento e consciência crítica da realidade estão misturados.

 

No litoral norte, em Boiçucanga, acontecia uma festa que deixou saudade, a Bombastic. Em São Paulo foram muitos eventos, com participações diversas de artistas independentes como Buguinha Dub, QG Imperial e Lei Di Dai.

 

 

2007

Surge o selo Dubdem Records, com o lançamento de 6 músicas para o coletivo Indigenous Resistance e o selos TFTT, Zumbi Music. Gravadas em 3 discos de 7" com série limitada de 500 cópias, na época, foram distribuídos gratutitamente. As músicas estão disponíveis para download na SoundCloud Dubdem.

 

 

2008
Conclusão do protótipo do livro "Disco Reggae Design", de Dubdem, que analisa a história e contexto sociocultural do design gráfico das capas de disco de reggae dos anos 70 e 80. Em breve, mais um novo livro do núcleo!

 

 

2010

Evento Indigenous Resistance, Dubdem e Audição Cultural na Cohab 5 de Carapicuíba com Deeder Zaman, ex-vocalista da banda Asian Dub Foundation; em memória do índio pataxó Galdino Jesus dos Santos.

 

 

2011

Começa a parceria com o selo jamaicano Powers Records, do cantor Karubel, baseado em Negril. 

 

Este ano marca o fim temporário da operação do sound system, depois de 5 anos e mais de 70 eventos. O núcleo passa a se dedicar à outras atividades como os projetos de design para o coletivo I.R. 

 

 

2012

Lançamento do livro de Dub, "IR30: Indigenous Visions In Dub", do coletivo Indigenous Resistance, com design de Dubdem.

 

 

2017

Mais de 50 projetos já desenvolvidos com o coletivo I.R., envolvendo ações diversas: livros, posteres, camisetas e capas de disco.

 

Lançamento dos livros: "Ethiopia: The Journey", de Amastara e "Ethiopia: The Dub Journey II", de Amastara e Dubdem. Como ação de lançamento independente, estão acontecendo mostras de rua em algumas cidades do mundo. Posteres com imagens e mensagens do livro em muros de Addis Ababa, Kingston, Budapeste e, em breve, São Paulo. Mais em Editora.

 

 

2018

Começa uma nova etapa em nossa história. Obrigado por nos conhecer melhor. Irie!

 

 

 

 

Dub for Galdino: Deeder Zaman

 Deeder Zaman, ex-vocalista da banda Asian Dub Foundation, I.R. Galdino Sessions, 2010. 

Dubdem crew