23 anos de projetos mixando design e música.  Conheça nossa história, de hoje pra ontem.

23 anos de projetos mixando design e música.

Conheça nossa história, de hoje pra ontem.

 

 

 

2018 > 2019

Dubdem começa uma nova fase, agora organizada por núcleos de trabalho, com vários projetos novos em desenvolvimento:

 

Música: selo musical;
Editora: selo editorial;

Difusora: eventos e mídias.

 

Reativação do sound system, que estava fora de operação desde 2012, agora com o nome de Dubdem Reggae Difusora. Em 2019 foram realizados eventos em parceiria com a Rádio Yandê no Rio de Janeiro e São Paulo que inauguraram a nova fase do sound system. 

 

O selo Dubdem Música começa a produzir seus riddims. As gravações estão em fase de mixagem e em breve estarão disponíveis no site. Em outubro lançamos o jingle Yby Festival, produzido por Dum Dum com vocal de Edivan Funi-ô.

 

Em 2019, o selo Dubdem Música também lançou o álbum coletânea "A Di Powers, Memba Dat", em parceria com o selo Powers Records do singjay veterano Karubel. As músicas estão disponíveis para download nas plataformas e também em formato CD (no Bazar).

 

Dubdem apoia a realização do Yby Festival, Prêmio Yby • Edição Galdino Pataxó, realizado nos dias 29 e 30 d enovembro, 01 de dezembro, no Unibes Cultural. O evento, uma iniciativa independente da Rádio Yandê, Nossa Terra Firme e um time de voluntários, foi um marco na história da música indígena brasileira. Em 2020 tem mais!

 

Dubzaine, o núcleo de design experimental que desenvolve o visual de todos os projetos Dubdem, começa também a atender o mercado, principalmente da música reggae, desenvolvendo logos, capas de disco, pôsteres e outros trabalhos para artistas independentes. Entre os últimos trabalhos estão as capas dos álbuns "Today", de Nabby Clifford, "I-tinually" do Link Up Music e os últimos EPs do coletivo Indigenous Resistance.

 

Para 2020 Dubdem lança o Bazar, a loja virtual Dubdem. E vem muito mais por aí, músicas, eventos e novidades. Acompanhe aqui no site e redes sociais.

 

 

Yby Festival 2019. Foto: Elza Cohen.

Rafael Dum Dum, baixista da banda I-migrant e produtor Dubdem. Show de Katu no Yby Festival 2019. Foto: Elza Cohen.

 

 

 

2013 > 2017

Diversos projetos desenvolvidos com o coletivo Indigenous Resistance, envolvendo ações diversas: livros, posteres, camisetas e capas de disco.

 

Lançamento dos livros: "Ethiopia: The Journey", de Amastara e "Ethiopia: The Dub Journey II", de Amastara e Dubdem. Simultâneo com o lançamento do livro, aconteceram mostras independnetes nas ruas de algumas cidades do mundo. Pôsteres com imagens e mensagens do livro em muros de Addis Ababa, Kingston, Budapeste e Rio de Janeiro. Mais em I.R. Free Dub.

 

Dubdem se conceta com a Rádio Yandê, primeira rádio indígena do Brasil, apoiando o desenvolvimento de projetos de valorização das culturas originárias, especialmente a brasileira. 

 

 

 

Dubdem Sound System, com Deeder Zaman (ex-Asian Dub Foundation), Cohab, Carapicuíba, 2010.

 

 

2010

Evento Indigenous Resistance, Dubdem e Audição Cultural na Cohab 5 de Carapicuíba e na casa Livraria da Esquina, com Deeder Zaman, ex-vocalista da banda Asian Dub Foundation; em memória do índio pataxó Galdino Jesus dos Santos.

 

 

2011

Começa a parceria com o selo jamaicano Powers Records, do cantor Karubel, baseado em Negril. 

 

Este ano marca o fim temporário da operação do sound system, depois de 5 anos e mais de 100 eventos. O núcleo passa a se dedicar à outras atividades como os projetos de design para o coletivo I.R. 

 

 

2012

Lançamento do livro de Dub, "IR30: Indigenous Visions In Dub", do coletivo Indigenous Resistance, com design de Dubzaine.

 

 

 Deeder Zaman, ex-vocalista da banda Asian Dub Foundation, I.R. Galdino Sessions, 2010. 

 Deeder Zaman, ex-vocalista da banda Asian Dub Foundation, I.R. Galdino Sessions, 2010. 

Karubel e sua filha, Negril, Jamaica, 2009. Foto: Fabdub. 

 

2007

Surge o selo Dubdem Records, com o lançamento de 6 músicas para o coletivo Indigenous Resistance, os selos TFTT e Zumbi Music. Gravadas em 3 discos de 7" com série limitada de 500 cópias, na época, foram distribuídos gratutitamente. As músicas estão disponíveis para download grátis aqui no site Dubdem.

 

 

2008
Conclusão do protótipo do livro "Disco Reggae Design", de Dubdem, que analisa a história e contexto sociocultural do design gráfico das capas de disco de reggae dos anos 70 e 80. O livro ainda não foi editado e há apenas uma cópia disponível para consulta na biblioteca da faculdade SENAC, unidade Lapa, em São Paulo. 

 

 

 

Disco Reggae Design, de Dubdem.
Disco Reggae Design, de Dubdem.
Sound System, Jamaica, Negril, 2009

 

 

2006 > 2012

Surge o Dubdem Sound System. Depois de uma viagem de pesquisa para a Jamaica, vem a iniciativa de montar um sound system, equipe de som itinerante que promove festas reggae. Incorporando o espírito jamaicano, aprendemos que sound system, mais que uma amostra de músicas raras ou aparato técnico de som, é um momento de confraternização social, democrático, livre, em que música, entretenimento e pensamento crítico sobre realidade estão misturados.

 

No litoral norte, em Boiçucanga, acontecia uma festa que deixou saudade, a Bombastic. Em São Paulo foram muitos eventos, com participações diversas de artistas independentes como Buguinha Dub, QG Imperial e Lei Di Dai.

 

 

 

Dubdem Sound System
Dubdem Sound System
Primeiros logos Dubdem.

Evolução dos  logos Dubdem, 1996 - 2006. 

 

1996 > 2005

 

Criação do projeto Dubdem, dedicado ao design gráfico experimental com a proposta de mixar música e design/arte-visual digital. Os trabalhos desta época tinham influências da cultura musical de resistência do reggae, conceitos de arte e design das vanguardas européias do início do século XX, como o Futurismo, Dadaismo e especialmente a Bauhaus. Os designs expressavam formas geométricas, tipográficas e imagens em uma mistura inusitada e interessante de temas.

 

Dubdem inicia as aventuras nas pistas de dança, como DJ residente da lendária casa paulistana AfroBrasil.

 

Também em 96 começa o engajamento no coletivo mundial Indigenous Resistance.

 

Lançamento do livro "IR9: Indigenous And Black Wisdubs", de Atua Dub, do coletivo I.R. e selo TFTT/IR, com design de Dubdem. O núcleo também se engajou no movimento I.R: "Galdino Jesus dos Santos: Pataxó Warrior". 

 

 

 

Dubzaine pôsteres experimentais

 Cartazes experimentais.  

 

+ Dubdem  >  Vibes  •  Dubzaine •  Rede

2019_DBDM_ST_Barra-Preta.jpg